Como a musculação pode ajudar no emagrecimento?
- alexandreareas
- 30 de set. de 2014
- 1 min de leitura

Há muitos motivos que fazem a musculação emagrecer, muitos já analisei e outros ainda analisaremos aqui, mas agora vou explicar um que pouco se fala.
Quando ingerimos muita proteína, no sistema digestivo absorvemos apenas os tijolinhos desta parede, os aminoácidos. Mas estes, se não forem aproveitados para hipertrofia muscular, para gasto calórico diário e outras funções, também como os carboidratos, são transformados em gordura. Por exemplo: quando você não faz musculação os aminoácidos ingeridos batem lá no músculo e também perguntam: e ai músculo, precisa de mim para construir proteínas musculares e seu músculo “bombar”? Então o músculo responde: “não my friend, o cara faltou à academia nos últimos dias, não vem fazendo musculação nem outra forma de treino resistido”. Resta ao aminoácido pedir ajuda ao fígado. “Fígado pode ajudar o amigo aqui me transformando em alguma coisa que pode ser armazenada?” Pô Amino (eles são íntimos também!), para reservar você como proteína não dá, mas posso te transformar em gordura, e depois colocá-lo na circulação. Ai você será armazenado em todo corpo, nos adipócitos, engordando ainda mais este “vacilão” que faltou a “musculação”. Este é um dos motivos que fazem até mesmo a musculação emagrecer, apesar de não usar lipídio diretamente nos exercícios, você precisa dos aminoácidos que seriam transformados em gordura para realizar a hipertrofia muscular. Entendeu?
Renato Alvarenga é Graduado em Educação Física, Mestrado em Biociências da Atividade Física e Doutor em ciência - Engenharia Biomédica. Coppe/Ufrj - Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fisiologista e Preparador Físico de Futebol atuando em Clubes como Botafogo, Cabofriense e Seleção Peruana.
Comments