Curso de voleibol recicla professores da rede municipal de Itaboraí.
- alexandreareas
- 6 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Através de uma parceria entre a SEMEC e SEMELTUR de Itaboraí aconteceu, nesta quinta-feira (05), um curso de reclicagem e capacitação em Voleibol para cerca de 40 profissionais de educação física da rede municipal de ensino de Itaboraí. A atividade teve o intuito de orientar os professores a passarem as instruções esportivas de uma forma mais atrativa para os alunos, de acordo com as idades deles.

"Não adianta tratar a criança como um adulto-miniatura. É preciso respeitar as fases de desenvolvimento de cada um. Nosso objetivo é manter os profissionais atualizados para saberem fazer as modificações necessárias nas regras e na condução do jogo para estimular o interesse de quem está aprendendo", disse Alexandre Arêas, instrutor de iniciação ao voleibol da CBV, que também é subsecretário de Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura de Itaboraí.
Os educadores foram divididos em duas turmas, sendo uma durante a manhã e outra à tarde. As aulas, realizadas na Escola Municipal Auto Rodrigues de Freitas, contaram com aspectos teóricos, falando sobre fundamentos e técnicas do voleibol, e práticos, com pequenos jogos e exercícios específicos.
"A aula foi muito proveitosa, pois estou abordando o voleibol com meus alunos agora. E hoje deu para aprender questões importantes, como exercícios de fundamentos e adaptação do espaço", disse Rodolfo Bento, professor da Escola Municipal Antônio Carlos da Silva.
Já Marcilia Cardoso veio de Cachoeiras de Macacu para acompanhar as atividades. "Recebi o convite e fiz questão de vir. É sempre válido aprender novos métodos de ensino para que possamos melhorar nosso trabalho nas escolas", disse ela.

O Programa de Formação Continuada em Educação Física é realizado bimestralmente pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) para capacitar e atualizar os cerca de 100 profissionais que atuam na rede de ensino."Procuramos abordar as mais variadas questões que influem na área da educação física. Em relação às modalidades esportivas, buscamos trazer nomes de referência para passar detalhes e atualizações das regras e métodos práticos para melhorar o interesse dos alunos no aprendizado", disse Fernanda Leão, coordenadora de Educação Física da Semec.
A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo vem fornecendo diversas capacitações para profissionais de educação física de Itaboraí. Ao longo de 2015, já foram realizadas atividades em parceria com as federações estaduais de Handebol (FHERJ) e Futebol (Ferj) e brasileiras de Basketball (CBB) e Voleibol (CBV).
Comentarios