Futebol como meio de preparação física e combate ao sedentarismo!
- alexandreareas
- 13 de mai de 2016
- 2 min de leitura

O futebol, esporte mais praticado no mundo, traz inúmeros benefícios à saúde. Dentre eles auxilia no fortalecimento da musculatura nos membros inferiores e tronco, aumenta a aptidão cardiovascular, capacidade pulmonar, melhora a flexibilidade e outras valências físicas como força, velocidade, agilidade, lateralidade, resistência, coordenação e equilíbrio, dentre outros benefícios.
Além disso, é uma boa forma de reunir os amigos e se divertir, trazendo também diversos benefícios psicológicos.
São tantas vantagens, que essa prática tem conquistado cada vez mais adeptos de ambos os sexos e as mais variadas fixas etárias.
A preparação física no futebol em qualquer categoria não pode ser excluída, pois o futebol tem características peculiares e exigem um grau de condicionamento físico considerável para que seja praticado satisfatoriamente e com segurança.
“No futebol amador a preparação física quase não existe, mas isso pode mudar quando os praticantes começarem a entender que todos têm vontade de vencer, mas são poucos quem tem vontade de se preparar para vencer”, assim disse Paul Bryant
Por exigir constantemente diversas valências e capacidades físicas, estar preparado para praticá-lo seja de forma recreativa ou competitiva, faz com que o jogador tenha que ter cuidados especiais relacionados à prevenção do risco de lesões nos ossos, músculos e tendões, riscos de complicações cardiovasculares, maus súbitos, dentre outros.
Em equipes não profissionais a preparação física e muito difícil de ser treinada, pois não existe período entre treinos e os atletas amadores não têm responsabilidade alguma quando a questão é treinar com segurança e orientação.

Realizar exercícios específicos do futebol, com características físicas e técnicas da modalidade melhoram o rendimento esportivo na disputa dos campeonatos amadores e nas peladas no final de semana, além de protegerem o organismo evitando possíveis complicações de saúde que possam surgir através da prática sem uma preparação específica adequada.
Além disso o uso de exercícios físicos utilizando as técnicas dos esportes através de um programa de treino elaborado por profissionais e respeitando as características biológicas de cada praticante, auxiliam em muito o combate ao sedentarismo e a diminuição das doenças ligadas a inatividade física como a diabetes, hipertensão, acidentes cardiovasculares, doenças respiratórias, lesões e dores nas articulares e musculares, dentre outros benefícios.
Portanto é essencial um trabalho de preparação física geral e específica para se praticar futebol e o uso desta modalidade é uma boa opção de sair da condição de sedentarismo e obter os inúmeros benefícios físicos, sociais e psicológicos que as atividades físicas e os esportes podem promover.
Lembrem-se sempre de procurar seu médico antes da começar qualquer atividade física e procurar orientação de profissionais para realizar qualquer exercício físico ou dieta.

Alexandre Arêas
Educador Físico – Gestor de Esporte, personal trainer e especialista em treinamento desportivo
http://www.alexandreareas.wix.com/personaltrainer
facebook.com/aceconsultoriaesportiva
Commentaires